Cozinha – O Coração da casa renovado
Durante toda minha vida, desde as minhas mais longínquas lembranças de momentos nas casas de meus avós e pais, até a minha atual residência, a cozinha teve papel de destaque. É onde a vida familiar realmente pulsa.
Embora estivesse isolada do convívio familiar e escondida de outras pessoas durante muito tempo – por imposição da arquitetura proveniente de centros urbanos maiores – a cozinha vem deixando de ser um local de serviço e volta a acolher a família e amigos novamente, mesmo nos grandes centros que outrora a renegavam. Evidentemente, ali estão presentes todo tipo de equipamentos e inovações tecnológicas.
Os armários inferiores, por exemplo, perderam as portas e ganharam gavetões em toda sua extensão. Muito mais práticas – possuem sistema de freio no fechamento e divisões internas moduladas – podem ser usadas para guardar desde panelas e louças, até um enlatado. Segurança e organização do espaço são outros benefícios dessas gavetas.
O fogão, com seu forno na parte inferior, dá lugar ao “cock top” – a placa que fica sobre a bancada e possui queimadores de diversos tamanhos. E o forno? Bem, este agora está separado do fogão e versões elétricas tornam-se cada vez mais comuns – em substituição à da versão a gás. Logo, ele acumulará as funções de forno elétrico e microondas.
As geladeiras, cada vez maiores e mais eficientes energéticamente, podem agora ser embutidas totalmente, recebendo inclusive o acabamento dos demais móveis. Claro que são apenas alguns modelos, mas já existe essa possibilidade, o que nos abre um grande leque de opções.
Como toda a novidade, estas apresentam um custo bastante elevado, restringindo seu acesso. É bem provável que, em breve, esses equipamentos se tornem mais populares e, dessa forma, mais baratos. Aliado a isso, um bom projeto, que não veja a cozinha como um simples local onde tarefas domésticas são realizadas, mas sim como um local agradável, de convivência com familiares e amigos, certamente farão com que a cozinha volte a ser o ambiente mais vibrante e torne-se novamente o coração da casa.